quinta-feira, 10 de março de 2011

Dick Farney - Copacabana

Dick nasceu no Rio de Janeiro a quatorze de janeiro de 1921 e veio a falecer no dia quatro de agosto de 1987. Dick Farney era cantor excelente, instrumentista, e compositor que contribuiu decisivamente à renovação de música popular brasileira com a incorporação do jazz em harmonias e estilo. Filho de pianista e cantora, Dick Farney se tornou pianista clássico, tocando peças de Manuel de Falla na Rádio Mayrink Veiga aos quatorze anos.

Influenciado pelo pop e jazz americanos, Farney se tornou o pianista do grupo "Swing Maníacos, junto com seu irmão, o então baterista Cyl Farney. Na Rádio Mayrink Veiga ele teve o seu próprio show: Dick Farney, Sua Voz e Seu Piano e.tocou no Cassino da Urca como crooner da Orquestra de Carlos Machado, 1941 a 1944.

Como cantor solista, a sua primeira gravação foi em 1946, interpretando samba-canção "Copacabana" ( João o Barro/Alberto Ribeiro), isso se tornaria um dos seus clássicos. Ainda em 1946, ele foi para os EUA tocar com Nat Cole, Bill Evans e David Brubeck. No ano seguinte, ele teve uma outra temporada, tocando durante dois meses na rádio NBC e fazendo shows ao vivo em Hollywood, Chicago e São Francisco.

Dick Farney lançou "Tenderly" naquele período através da Majestic Records. No Brasil, ele teve sucesso com as canções "Marina", "Um Cantinho e Você" e "Nick's Bar". No começo dos anos 50, ele fez sucesso com "Alguém Como Tu", "Sem Esse Céu" e "Ranchinho de Palha" (ambos por Luís Bonfá).

Em 1954, ele formou o "Dick Farney e Seu Conjunto" no qual ele tocava piano. Uma fase nova começou neste ano, marcado pela sua associação com Tom Jobim, que anunciou os futuros tempos de bossa nova, com o sucesso de "Teresa da Praia" (Tom Jobim/Billy Blanco) interpretado por Farney e Lúcio Alves.

Farney participou da "Sinfonia do Rio de Janeiro" (Tom Jobim/Billy Blanco) e formou um quarteto de jazz com o baterista Rubinho, o baixista Xu Viana e saxofonista Casé. O grupo teve sucesso e depois de se apresentar no Teatro Municipal de Rio de Janeiro, gravou um álbum.

Em 1957, ele foi para os EUA onde ele tocou durante um ano em New York, viajando depois para Cuba, República Dominicana, Porto Rico e o Caribe. Em 1959, ele teve seu próprio show na Tv Record e em 1965, ele e Betty Faria eram anfitriões no show "Dick e Betty" na Tv Globo.

Em 1965, Farney lançou um álbum pela Elenco, "Você", um dos seus maiores sucessos. Em 1971, Farney formou um trio com o baixista Sabá (Sebastião Oliveira da Paz) e o baterista Toninho (Antônio Pinheiro Filho), para uma temporada na boate Flag's. Continuando gravando e tocando regularmente, o último lançamento de Farney foi o álbum "Dick Farney Ao Vivo"(1986).
Discografia
1956 Jazz After Midnight Columbia
1956 Dick Farney Trio Continental
1960 Dick Farney e seu Jazz Moderno Odeon
1961 Dick Farney Jazz RGE
1961 Dick Farney e Booker Pitman RGE
1967 Dick Farney, Piano & Orquestra Gaia Elenco
1973 Concerto de Jazz (ao vivo) London / Odeon
1977 Dick Farney Trio: 5 Anos de Jazz London / EMI Odeon
1985 Momentos Inverno & Verão
1986 Dick Farney Ao Vivo Inverno & Verão



Dick Farney - Copacabana
Composição: João de Barro / Alberto Ribeiro

Existem praias tão lindas cheias de luz
Nenhuma tem o encanto que tu possuis
Tuas areias, teu céu tão lindo
Tuas sereias sempre sorrindo
Copacabana princezinha do mar
Pelas manhãs tu és a vida a cantar
E á tardinha o sol poente
Deixa sempre uma saudade na gente
Copacabana o mar eterno cantor
Ao te beijar ficou perdido de amor
E hoje vive a murmurar só a ti
Copacabana eu hei-de amar

Nenhum comentário:

Postar um comentário