domingo, 15 de maio de 2011

Zero - Quimeras

O ZERØ é uma banda de rock brasileira surgida em 1983, quando o designer, cantor e compositor Guilherme Isnard (ex-Voluntários da Pátria) une-se aos arquitetos Fabio Golfetti e Nelson Coelho (guitarras), Beto Birger (baixo), Claudio Souza (bateria) e Gilles Eduar (sax).

Essa formação estréia em Brasília, dura dois anos e rende, além de uma participação na coletânea “Os Intocáveis” da Deck Discos e no LP “Remota Batucada” de May East (na gravação de “Caim e Abel”), a gravação do compacto “Heróis - 100% Paixão” de 1984 pela extinta CBS (atual Sony Music),

Em 1985 Guilherme reestrutura a banda, com Eduardo Amarante (ex-Agentss e Azul 29) na guitarra, Ricky Villas-Boas (ex-Joe Euthanázia) no baixo, Freddy Haiat (ex-Degradée) nos teclados e Athos Costa (ex-Tan-Tan Club) na bateria.

Em 1986 lançam pela EMI/Odeon o LP “Passos no Escuro”, que estoura as músicas “Agora eu Sei” e “Formosa” nas rádios de todo o Brasil conferindo ao grupo um Disco de Ouro por mais de 200 mil cópias vendidas.

1987 é o ano de “Carne Humana” com os hits “Quimeras” e “A Luta e o Prazer” e mudança na formação: sai Athos e entra Malcolm Oakley (ex-Azul 29 e Voga) na bateria. Essa fase culmina na abertura dos shows da cantora Tina Turner no estádio do Pacaembu/SP e no Maracanã/RJ, para um público de mais de 300 mil pessoas.

Em 1989 surpreendentemente, na paz e no auge, o ZERØ encerra provisoriamente suas atividades com shows no Dama Xoc/SP e no Circo Voador/RJ que foi gravado ao vivo para o especial de TV “Manchete Shopping Show” da extinta rede Manchete. “O assunto tinha esgotado” – explica Isnard.

O grupo ainda faz algumas apresentações para se despedir dos fãs excursionando pelo interior do país até 1992 quando hiberna. Isnard volta a morar no Rio de Janeiro, Eduardo Amarante muda para Aracajú, Ricky Villas se manda pra Amsterdam enquanto Freddy e Malcolm permanecem em SP.

Em 1999, comemorando 15 anos de criação, o ZERØ finalmente desperta pra algumas apresentações no Rio e em São Paulo. Nesse show Guilherme convoca a formação clássica, com Eduardo, Ricky e Freddy. A reunião marca o retorno definitivo da banda à estrada.

Com tanta movimentação e excelente receptividade do público, o ZERØ, até então inédito em CD e campeão de cópias piratas (o “Passos No Escuro” consta na lista dos 10 LPs mais pirateados da revista Veja) grava em 2000 o CD “Electro Acústico”, que revisita os sucessos da banda, acrescido de quatro músicas inéditas. Nessa gravação, os novatos Sérgio Naciffe – bateria e JPMendonça – produção e teclados, somam-se aos membros da formação clássica.

Esse CD independente, sem videoclip, marketing, divulgação ou execução em radio, esgota as dez mil cópias prensadas apenas no boca-a-boca dos fãs. Esse resultado estimula a EMI a lançar em 2003 o CD “ZERØ - Obra Completa” (também esgotado) com os dois primeiros LPs compilados e remasterizados.

Em 2004 o presidente do fã-clube Renato Donisete , com a ajuda do guitarrista da formação original Fábio Golfetti (Violeta de Outono), edita a raridade “Dias Melhores” pelo selo Voiceprint, com as primeiras gravações em estúdio, participações especiais e o primeiro compacto.

Atualmente Guilherme Isnard e a atual formação do ZERØ, viajam por todo o país na turnê de lançamento do “Quinto Elemento”, o primeiro CD só de inéditas em 20 anos, produzido por Nilo Romero e JPMendonça.





Zero - Quimeras

Sem caminhos pra seguir
Na incerteza de chegar
Quem decide por partir
Só pensa em procurar
Um futuro com alguém
Não importa o que passou
Já nem se lembra mais
Quer é recomeçar
Tantas vidas pra viver
Tentando se encontrar
Tantas coisas por fazer
Pra se purificar
Não consigo mais sonhar
Já me basta o que vivi
Sofrendo ao desejar
Quimeras que não consegui

Deuses do além
Duendes do ar
Anjos do bem
Vão te mostrar uma luz maior
Capaz de convencer
Que um mundo bem melhor
Existe em você
Só pro seu prazer

Tantas vidas pra viver...
Deuses do além...
Uma luz maior
A força e o poder
Sangue e suor
De quem te fez viver
Hoje eu sei porque
Eu não vou mais fugir de mim
Eu não vou mais fugir de mim

Nenhum comentário:

Postar um comentário